08/09/2018 às 13:00 Histórias

Quanto vale uma recordação?

633
2min de leitura

Quanto vale uma recordação?

Tenho percebido decepções de alguns clientes quando tocamos no termo “preço”. A sensação que nós fotógrafos temos é que ao chegarmos nesta questão as pessoas pensam: “está doida? Só pra tirar algumas fotos?”

Gostaria de abordar algumas questões:

- “Mas são só 3h de fotos”:  NÃO! O nosso trabalho começa bem antes e acaba bem depois destas 3h. Antes porque nós estudamos a cada sessão, a cada evento! Pesquisamos novas ideias, novas tendências, um tipo diferente de iluminação, até comprar algo específico para aquela sessão; Depois nós analisamos todas as fotos, fazemos um ajuste básico para que cada uma das fotos esteja perfeita em termos de iluminação, em algumas aplicamos algum efeito diferente, enfim, tentamos ver em cada foto algo para ressaltar e expressar.

- “E se tirar só 20 fotos?”:  toda a preparação para as fotos será realizada independente de serem 20 ou 200 fotos! A quantidade de fotos não vai fazer com que nos dediquemos mais ou menos para fazer aquele trabalho. No seu trabalho você é valorizado pelo seu conhecimento e resultado, certo? Nos trabalhos fotográficos é o mesmo princípio… Também é uma profissão, e cada novo cliente temos um novo chefe então temos que conquistar e buscar o reconhecimento de cada um dos nossos chefes!

- “Vou fazer com o mais barato“:  conhecem a velha história do barato sair caro? Conheça muito bem quem fará suas fotos, veja os trabalhos dele e não da empresa que ele trabalha. Conheça o olhar o estilo daquele fotógrafo, cada um tem o seu estilo. Veja se todos os fotógrafos estão oferecendo o mesmo pacote de serviços (alguns entregam só o CD, outros cobram por foto, outros entregam um pacote completo com as fotos tratadas, o álbum e sua diagramação além de alguns serviços já inclusos como a maquiadora).

- “Pra que fazer com fotógrafo? Tenho um conhecido que sabe mexer com isso”:

Uma comparação simples... Quando você está doente, você vai no médico e não no seu amigo farmacêutico, certo? Por que? Porque o medico estudou para entender o que você está sentindo. O fotógrafo estudou para tirar fotos!

Uma série de perguntas passam pelas nossas cabeças e devem sim ser pensadas, mas é legal também saber as respostas destas perguntas e entender tudo o que acontece ao longo dos trabalhos que nós fotógrafos realizamos.

Algo que aprendi e que se aplica neste contexto é a diferença de Custo x Valor... A questão toda deve girar não no custo e sim no valor que uma recordação, um momento tem para a sua vida.

Quanto ao custo, tudo é possível, basta conversar para chegar em uma forma que atenda a todos.

Um abraço!

aproveite pra ler também:

> 4 DICAS PARA SEU DIA DE NOIVA {MAKING OF}

> O QUE VESTIR NA SESSÃO DE FOTOS?

> CURIOSIDADES SOBRE A CERIMÔNIA DE CASAMENTO

> 5 DICAS DO QUE NÃO FAZER NO SEU CASAMENTO!    

> NOIVA GRÁVIDA: COMO PLANEJAR O CASAMENTO ENQUANTO ESPERA O BEBÊ.

> 15 VANTAGENS DE SE CASAR AOS VINTE E POUCOS ANOS

08 Set 2018

Quanto vale uma recordação?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Arte7 Dicas Fotografia história preço preparação Quanto vale uma recordação valor valorização

Quem viu também curtiu

11 de Dez de 2017

Festa de 15 anos, vale a pena? 6 MOTIVOS para fazer sua FESTA!

02 de Jul de 2018

15 vantagens de se casar aos vinte e poucos anos

06 de Dez de 2017

Porque é importante comemorar a festa de um ano do seu filho?

Logo do Whatsapp