29/11/2017 às 13:15 Conteúdo

Curiosidades sobre a cerimônia de casamento

679
3min de leitura

Já parou para pensar por que se joga arroz nos noivos? Ou quem disse que o vestido de noiva deve ser branco? Ou que o noivo não pode ver a noiva antes da cerimônia de casamento? Entenda a origem dessas e de outras tradições milenares que continuam com tudo nos dias de hoje.

 Jogar arroz - Jogar arroz nos noivos é uma tradição antiga da China, usada há dois mil anos. Os grãos simbolizam a fertilidade, por isso jogar arroz no casal significa desejar fartura para os noivos. 

 Aliança  - Em hebraico, a aliança é chamada de bérith, que possui o sentido de compromisso. O anel usado pelos casados tem um significado duplo: o de unir e, ao mesmo tempo, isolar. 

 Vestido de Noiva - A cor branca do  Vestido de Noiva  só foi popularizado no século XVII, no casamento da rainha Vitória. Foi ela quem lançou a moda, que permanece até os dias atuais. Antes disso, a cor mais usada era o vermelho, especialmente na Idade Média. Mas não havia uma cor específica para a cerimônia. Mas o branquinho básico pegou por que tem tudo a ver com casamento. A cor simboliza a castidade e a pureza. 

 Bouquet de Noiva - Embora não se tenha certeza, há indícios de que o  Bouquet de Noiva surgiu na Grécia como uma espécie de amuleto contra o mau-olhado. Para isso, na sua confecção, era utilizado o alho. E Bouquet de Noiva tem mesmo poderes mágicos! Por que você acha que as mulheres solteiras disputam para ver quem consegue pegar? 

 Grinalda - A grinalda é um símbolo de status e riqueza. Sua pompa e elegância fazem com que a noiva se pareça com uma rainha, diferenciando-a dos convidados.

 Véu - Poucas pessoas sabem, mas o simbolismo do véu é um dos mais interessantes. Hijab (véu), quer dizer, em árabe, "o que separa duas coisas". O véu da noiva significa que a mulher vai separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida: a de esposa. 

 Peça azul - Essa nem eu sabia.... Há um ditado em inglês voltado para quem vai casar: “Something old, something blue, something borrowed, something new”. A tradição de a noiva usar uma peça azul é para "cortar a inveja" das moças solteiras. A noiva deve também encontrar algo usado (pode ser um branco, o véu, um acessório) de alguém que já foi feliz no casamento. E algo novo, que simboliza uma vida nova. 

 Noivo não poder ver a noiva antes do casamento - Tradição milenar praticada por quase todos os povos. Alguns países árabes levam isso a sério: o casamento é celebrado apenas entre homens, entre o pretendente e o pai da noiva. A noiva não participa, tem de aguardar em outra sala. A tradição também diz que o homem não pode tocar em nenhum pertence da noiva, pois isso quebraria o encanto do matrimônio. Pode-se tocar apenas em objetos de vidro e ouro. 

 Noivo carregar a noiva no colo  -  Um costume do povo oriental, que acredita que os gênios ruins (que atacam apenas as mulheres) ficam a espera da noiva na porta do quarto nupcial. O marido protege a esposa carregando-a, para protegê-la de algo ruim. 

 Lua de mel - Hoje a palavra Lua de mel é sinônimo de viagem dos noivos, mas ela tem origem no povo germânico, que tinha costume de se casar na Lua Nova. Na cerimônia, os noivos tinham de beber uma mistura de água com mel, que dava sorte. Já em Roma, o costume era que os convidados pingassem gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos para que estes tivessem uma "vida doce". 

E ai Gostou? já sabia de alguns desses? 

Curta, comente e compartilhe com seus amigos que vão casar.. Com certeza eles vão gostar de saber também!

29 Nov 2017

Curiosidades sobre a cerimônia de casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

alianças buquê Casamento casamento nos pará Curiosidades sobre a cerimônia de casamento festa de casamento Fotografia de casamento lua de mel Noivos, vél de noiva vestido de noiva véu

Quem viu também curtiu

11 de Dez de 2017

Festa de 15 anos, vale a pena? 6 MOTIVOS para fazer sua FESTA!

23 de Nov de 2018

7 DICAS PARA QUEM VAI POSAR PARA UM BOOK DE GRÁVIDA

02 de Jul de 2018

15 vantagens de se casar aos vinte e poucos anos

Logo do Whatsapp