25/08/2018 às 13:30 Conteúdo

O Hábito da foto no CD. Afinal, é mais Barato?

1132
2min de leitura

Foto no CD é mais Barato?

Eu como fotógrafa sou procurada muitas vezes por clientes pedindo "apenas foto em CD", a maioria achando que seria um pacote "mais em conta" já que não tem álbum incluso ou "fotos reveladas".

Queria esclarecer antes de tudo o que é a foto em CD, na fotografia digital.

Quem não lembra quando tínhamos as foto em filmes, aqueles rolinhos, que a gente mandava pra revelação, que era um processo químico, e várias vezes ficávamos sem alguma foto pois "queimava".

Fotos digitais vieram, e tudo facilitou, não perdemos mais fotos (só se ficarmos feios ) Podemos compartilhar em redes sociais, revelar, imprimir, editar nos aplicativos...

Mas pra nós fotógrafos continua "igual", no sentido de precisarmos aplicar os mesmos recursos de estudos de iluminação, controles de Exposição, Velocidade, ISO... Além de que apesar da foto ser "digital", a maioria de nós fotografamos em uma extensão chamada RAW, que segundo o WIKIPÉDIA: formato cru, é uma denominação genérica de formatos de arquivos de imagens digitais que contém a totalidade dos dados da imagem tal como captada pelo sensor da câmera fotográfica.

Traduzindo... Este formato precisa ser "revelado" digitalmente, por programas de edição profissionais, pois saem mesmo "crus", e sem esse programa não conseguimos visualizar como um "jpg".

Outro ponto, cobramos pelo trabalho em si, então no fim das contas o "mais caro" de um fotógrafo seriam os arquivos digitais (foto em CD).

Antigamente, lembro que fotógrafos profissionais não entregavam os negativos junto com o álbum, isso só veio junto com a fotografia digital, meio que por hábito nosso de postar nas redes, ter no computador.

Concluindo, todo o trabalho do fotógrafo está ali nos arquivos digitais, estudos, tempo dedicado ao trabalho no evento ou ensaio fotográfico, tempo de edição, desgaste de equipamentos (que muitos desconhecem, nossa câmera tem tempo de vida, não dura pra sempre) além do básico, gastos de energia, alimentação, gastos que todos nós temos.

Então ao solicitar um orçamento de FOTOS EM CD, saiba que ele não é o pacote mais barato, que envolve tudo do fotógrafo, um álbum é o complemento lindo das fotos e do trabalho, porém não é o mais caro!!

IMPRIMA SUAS FOTOS!!!

Texto de Pry Oliveira - FOTOGRAFIA

25 Ago 2018

O Hábito da foto no CD. Afinal, é mais Barato?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Foto em CD Fotografia Digital Fotografo profissional Fotos reveladas imprima suas fotos

Quem viu também curtiu

11 de Dez de 2017

Festa de 15 anos, vale a pena? 6 MOTIVOS para fazer sua FESTA!

23 de Nov de 2018

7 DICAS PARA QUEM VAI POSAR PARA UM BOOK DE GRÁVIDA

02 de Jul de 2018

15 vantagens de se casar aos vinte e poucos anos

Logo do Whatsapp